Programas da Equoterapia

Programas da Equoterapia

Na equoterapia é aplicada por intermédio de programas específicos, organizados de acordo com as necessidades e potencialidades do praticante, da finalidade do programa e dos objetivos a serem alcançados, assim temos: 

1) A Hipoterapia: um programa de reabilitação para pessoa com deficiência física ou intelectual, que não têm condições para se manter sozinha no cavalo. Necessita, portanto, de auxiliar – guia e auxiliar – lateral, que ficam juntos e ao lado do praticante, acompanhados pelo terapeuta, que conduz a execução dos exercícios programados. 

2) A Educação/Reeducação: um programa de reabilitação ou educativo para quem tem condição de exercer alguma atuação sobre o cavalo e conduzi-lo. 

3) O Pré-esportivo: um programa de reabilitação ou educativo para quem tem boas condições para atuar e conduzir o cavalo. O praticante pode participar de alguns exercícios de hipismo. 

4) Prática esportiva para-equestre: aplicado também como reabilitação e educativo para quem tem boas condições para andar à cavalo, já podendo participar de competições hípicas. Todos os programas contam com a orientação dos profissionais.